Tudo pronto para a IX Semana de Museus

(03.05.11) – Entre os dias 17 e 20 de maio o município de Araruama estará representado na IX Semana Nacional de Museus, organizado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece anualmente em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Durante uma semana, instituições museológicas de todo o país promovem eventos em torno de um mesmo tema. O deste ano, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus, é “Museu e Memória”. Esta é a terceira vez que o município participa do evento.
- O evento existe há nove anos, mas só passamos a participar quando o prefeito André Mônica assumiu o governo, há três anos. Desde então, a Semana Nacional de Museus passou a fazer parte do nosso calendário anual – informou o subsecretário de Cultura, Ricardo Luiz Adriano da Silva.
Este ano o evento reunirá cerca de 1.009 museus, que oferecerão 3.080 eventos entre seminários, exposições, oficinas, espetáculos de música, teatro e dança, mesas redondas, visitas guiadas e exibições de filmes entre outros. Em Araruama, as atividades acontecem no Museu Arqueológico (km 27 da Via Lagos), e a abertura será no dia 17 de maio, com mostra de paisagens e flores da artista plástica Antonia Lúcia, das 9 às 17 horas, prosseguindo até o dia 22. No mesmo dia, às 10 horas, o público poderá conferir a palestra “Nos tempos de Aristides Novaes”, que reviverá a memória local através de histórias contadas pelo senhor Leopoldino, um antigo morador da cidade. As crianças também terão espaço na programação. Das 14 às 16 horas, a museóloga Danielle Viana estará promovendo uma conversa com a garotada através do projeto “Falando de Museologia e Arqueologia”.
Nos dias 18 e 19 de maio, o resgate da memória será feito através de leituras e oficinas de contação de história com Dina Carla e Sonia Corecha, das 9 às 11 horas, e das 14 às 16 horas. E no dia 20, às 10 horas, as lendas indígenas ganham destaque através da professora e monitora Viviane Marinho, e encerrando a programação, o grupo Teatrama apresentará, às 14 horas, o espetáculo “Algumas de Aristeu”.
- Com essa programação nosso objetivo é discutir, trocar experiências e, principalmente, revelar a importância das instituições museológicas para o desenvolvimento da sociedade – explicou o subsecretário.


logoprefeitura.jpg
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter: www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook: araruama ofic
Youtube: www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares