28 de mar de 2011

Rinha Robótica: um evento de luta entre robôs na Europa

O RobotChallenge é um evento europeu que reúne engenheiros de 16 países. O objetivo: criar uma espécia de Olimpíadas robóticas com direito até a lutas de sumô

16 países e 270 competidores disputando medalhas em Viena. Uma série de provas como: luta de sumô, corridas livres e corridas com obstáculos. Não são as Olimpíadas propriamente ditas, mas é quase isso. O RobotChallenge reúne máquinas de 16 lugares diferentes na Europa que competem em diferentes categorias.

O objetivo do encontro, que termina nesta segunda-feira (28) com uma série de seminários, é criar um ambiente para o aprendizado criativo sobre as novas tecnologias e a ciência em geral, por meio da experimentação prática. A intenção é atrair o interesse do público em geral para setores científicos relacionados à robótica, como mecânica, eletrônica e inteligência artificial.

Dentre algumas das provas a que são submetidos os robôs, estavam as competições de sumô, nas quais só 'sobrevive' a máquina que conseguir se manter no ringue. Também há uma prova de 'estilo livre', na qual as máquinas, construídas à mão, podem mostrar suas habilidades sem nenhum tipo de restrição.


O RobotChanllenge é realizado em Viena desde 2004, organizado pela sociedade austríaca de ciências da computação inovadoras (Innoc) em cooperação com o Ministério de Ciência da Áustria. Os criadores e participantes são, em sua maioria, estudantes de países europeus.


O grande vencedor da edição deste ano foi a Polônia, que acumulou seis medalhas de ouro, quatro de prata e quatro de bronze. Confira, abaixo, uma galeria preparada pela equipe do site de ÉPOCA com algumas das melhores imagens do evento.
 Fonte Época
 Redação ÉPOCA, com Agência EFE
 

0 Carinho de amigos(as):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DesinArtes, minha loja VIRTUAL! Confira!