Conheça os perigos de beijar muita gente no carnaval

Cena comum no carnaval é ver os foliões trocando beijos no embalo da festa. O ato, que aparentemente não apresenta perigo, deve ser encarado com cautela. Doenças como mononucleose, herpes e hepatite B podem ser transmitidas pela boca. "Muitas vezes as pessoas têm o vírus, mas não sabem", alerta a médica infectologista Patrícia Rady Muller.
Isso porque, em muitos casos, essas doenças não se manifestam e nem apresentam sintomas visíveis. "Apenas de olhar não é possível descobrir quem tem o vírus. E a pessoa pode transmitir a doença mesmo sem saber que está contaminada", afirma a médica.
Além de higiene e bom senso, alguns cuidados podem ser tomados para se prevenir. "O único modo de não pegar nenhuma das doenças é não beijar. Para correr menos risco, o ideal é limitar o número de parceiros. Quanto mais beijar, mais exposto você fica", fala Muller.

 Fuja das feridas
Além disso, é importante observar se a pessoa tem lesões aparentes na boca, como ferimentos, fissuras ou sangramentos. “Viu uma ferida? Não beije!”, avisa a médica.
Com noites mal-dormidas e uma alimentação irregular, a resistência do corpo cai e a chance do vírus se desenvolver aumenta. “Por isso, é importante tentar comer bem, se hidratar e tentar descansar o máximo possível”, fala.

A mononucleose, também conhecida como 'doença do beijo', acomete principalmente jovens de 15 a 25 anos e os sintomas são febre, cansaço, dor de garganta e ínguas na região do pescoço. “Por conta do mal-estar que causa, essa doença é muito confundida com uma gripe forte”, diz Muller.

 Resistência
Já a herpes pode ser reconhecida caso a pessoa apresente vesículas (bolhas com líquido) nos lábios, o que nem sempre ocorre. “Uma vez que você pegou herpes, terá para o resto da vida. Mas as feridas só aparecem quando a resistência do corpo cai por conta de muito sol ou stress, por exemplo”, explica Muller.
A hepatite B, transmitida principalmente via contato sexual sem proteção, também pode passar através boca por causa do sangue contaminado. “Isso pode acontecer se você tiver um machucado na boca e o parceiro também”, fala a médica.
 Os sintomas principais são febre no final da tarde e enjôos. “Também é possível ficar com a pele amarelada, mas isso é mais comum na hepatite A”, comenta Muller. Quem tomou a vacina não precisa se preocupar. 
Fonte: G1 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares