Araruama vai ganhar Associação de Catadores

O projeto foi apresentado durante o I Fórum Coleta Seletiva Solidária

(24.08.11) – No próximo dia 30 a Secretaria Municipal do Ambiente reunirá os catadores de lixo de Araruama para a assembléia de criação da primeira Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do município. O projeto foi apresentado durante o I Fórum de Coleta Seletiva Solidária, realizado na última semana, no Teatro Municipal. Segundo o secretário de Ambiente, Leonildo da Costa e Silva, o objetivo do evento, que era envolver a sociedade na discussão sobre o fim do lixão e a implantação do projeto sócio-ambiental de coleta seletiva, foi alcançado com sucesso.
- Conseguimos reunir pessoas de diversos segmentos como empresários, clubes de serviços, entidades, comerciantes... Pelos nossos cálculos, reunimos algo em torno de 400 pessoas no Teatro Municipal. E o mais importante é que conseguimos fazer com que essas pessoas entendessem que a questão do lixo é coletiva e não política – comentou o secretário, lembrando que “o Fórum também serviu para integrar os catadores com a sociedade, trazendo-os para o nosso meio”.
A previsão é de que o lixão de Araruama seja extinto em dezembro deste ano. Com isso, o espaço, que há anos envergonhava a cidade, seja pelos danos ambientais, ou pelas condições desumanas de trabalho para diversas famílias, será substituído pelo Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS), uma iniciativa do Governo Municipal que ganhou o importante apoio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e que foi lançado durante o Fórum.
Além da fundação da primeira Associação de Catadores de Araruama, o projeto também prevê a reforma dos galpões (já em andamento) onde será instalado o Centro de Triagem de Recicláveis (no Loteamento Monte Belo II e em local próximo ao atual lixão), e a reforma do caminhão de coleta, que será cedido para a futura associação.
Embora a extinção do lixão só aconteça em dezembro, o secretário lembra que o Programa de Coleta Seletiva Solidária começa a funcionar já a partir do mês que vem. E todo cidadão poderá ajudar neste importante processo para a preservação ambiental do nosso município: basta adotar atitudes simples, como separar todo o lixo doméstico e comercial: numa lixeira, por exemplo, coloca-se o chamado lixo seco (papel, papelão, embalagens Tetrapak, vidro, PET e plásticos em geral), que é lixo reciclável, e em outra o chamado lixo úmido.
- A gente sabe que o hábito de separar o lixo não é uma tarefa simples como parece, por isso mesmo precisamos adotar essa prática desde já, para que nossos filhos sejam adultos mais conscientes e responsáveis com a questão da preservação ambiental – explicou o prefeito André Mônica, que faz questão de acompanhar de perto todo este processo.


Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
araruama ofic
Youtube:
www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares