Maratona Teatral: esquetes trazem textos de grandes autores


Na próxima quarta-feira, dia 20, a Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã vai apresentar a primeira edição da Maratona Teatral dentro da programação da Agenda de Férias do Centro Cultural Sobradinho. O circuito vai acontecer a partir das 18h. A Maratona ainda volta nessa programação, no dia 27. O evento é fruto do trabalho da oficina de teatro do próprio Sobradinho, que conta hoje com duas turmas infantis, uma infanto-juvenil e duas turmas de adultos.
De acordo com o professor, ator e diretor David Moreira, a Maratona Teatral funciona como circuito teatral em que as esquetes curtas e ágeis serão apresentadas em ambientes diferentes de um mesmo local (no caso, o Centro Cultural Sobradinho). “Cerca de 60 alunos vão apresentar peças e esquetes no Cine Quissamã, na Réplica da Estação Ferroviária e no Palco, fazendo com que o público circule pelo Sobradinho, acompanhando as apresentações”, explicou David, informando que as esquetes possuem no máximo 20 minutos, com cenas de aproximadamente cinco minutos cada.
A Maratona do dia 20, começará com a peça “Procurando Firme” de Ruth Rocha apresentada pela turma infantil, em seguida o público poderá assistir esquetes do cotidiano do escritor Luís Fernando Veríssimo. O espetáculo “Procurando Firme” conta histórias de princesas e príncipes encantados diferentes dos contos de fadas originais. Os textos tendem a prender a atenção do público por fazer uma ligação entre os comportamentos tradicionais dos contos de fadas e os  mais “moderninhos” dos dias de hoje.
Já no dia 27, as apresentações também serão iniciadas com as crianças na peça “A Bolsa Amarela” de Lygia Bojunga composta ainda por uma coletânea de textos de Mario Quintana, Sylvia Orthof e Sérgio Palmiro Serrano. A peça traz a história de uma menina que possui três desejos ocultos guardados em textos escritos dentro de uma bolsa de cor amarela. No decorrer da montagem esses desejos começam a ser revelados e junto com eles surge a coletânea de produções dos demais autores citados. Encerrando a noite, haverá apresentações de mais esquetes de Luís Fernando Veríssimo.
A Agenda Cultural segue até o dia 30 de julho, com diversas oficinas, sessões especiais de cinema, Palco Sobradinho e a exibição do Túnel do Tempo no Sobradinho, situado próximo a Igreja Matriz, no Centro. Há atividades para todas as idades. A programação completa, com todos os eventos com entrada franca, pode ser consultada no site da Prefeitura de Quissamã: www.quissama.rj.gov.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares