Estudantes se preparam para concurso da Autopista Fluminense


Pelo segundo ano consecutivo, alunos da Escola Estadual Municipalizada Conde de Araruama vão participar do Concurso de Frase e Desenho da Autopista Fluminense. Durante esta semana, os estudantes começaram a trabalhar o tema deste ano em sala de aula. O projeto social “Viva Meio Ambiente” trouxe este ano  o tema “Lixo no chão é sujeira. Joque limpo. Jogue lixo na lixeira!”. Entre os os trabalhos apresentados pelos alunos, o corpo docente vai eleger, até 30 de setembro, seis trabalhos de cada modalidade para serem inscritos na terceira edição do concurso.

A pequena escola, com apenas 36 alunos e classes que vão da creche ao 5º ano de escolaridade, possui alunos com idade entre 3 e 13 anos. È a única unidade escolar de Quissamã a participar do concurso, por estar localizada nas proximidades da rodovia BR-101, administrada pela Autopista Fluminense.

O Concurso de desenho é voltado para todos os alunos. Já o concurso de frase, são para os estudantes a partir do 1º ano de escolaridade do Ensino Fundamental. Empolgada pela possibilidade de ter sua frase estampada em marca textos e outros materiais promocionais da Autopista, que são distribuídos nas rodovias de todo o Brasil, a aluna Raquel Barcelos da Silva, de 10 anos, já assimilou a importância de cuidar do meio ambiente. “É importante reciclar, não deixar os rios poluídos, não poluir nosso meio ambiente. Estou me preparando. Acho que dá para ganhar o concurso”, afirmou.

Em 2010, a aluna Nathalie Neres da Paixão de Souza, do 4º ano, ficou em terceiro lugar no concurso de frase, e teve sua frase, seu nome, o nome da escola e da professora orientadora estampados em marca livros que foram distribuídos nos postos de pedágio.

A diretora da escola,  Neide Aparecida Ribeiro da Silva,  ressalta que o objetivo do Concurso é estimular a criatividade e visão dos estudantes. Segundo Neide, a entre as atividades realizadas por eles estão: paralisação no trânsito, produção de objetos que iriam para o lixo e visita a locais que reutilizam materiais. “Tudo que eles pegam em casa, trazem para a escola, como garrafa peti, latinha e tampinha de garrafa. A partir disto, temos criado jogos educativos e outros acessórios”, explica a diretora.

Em parceria com coordenadores do projeto, a escola Conde de Araruama prevê realizar uma oficina de reciclagem e uma paralisação no trânsito no mês de agosto, falando sobre a importância de preservar o meio ambiente, com folhetos explicativos, sacolinhas de lixo e com apoio de uma viatura da Autopista Fluminense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares