Capacitação prepara agentes para campanha contra hanseníase

No próximo dia 5 de julho a Prefeitura Municipal de Araruama estará realizando a Campanha de Descentralização do Programa Municipal da Hanseníase, cujo o objetivo é ampliar as ações de combate à doença. Para isso, a equipe de Educação em Saúde está capacitando agentes de saúde que atuam no combate à dengue, e promovendo palestras sobre o assunto para alunos, professores e funcionários da rede pública municipal e estadual das localidades de São Vicente, Fazendinha e Itatiquara, onde se concentram a maior parte dos casos suspeitos de hanseníase em Araruama. O objetivo é fazer com que essas pessoas tenham condição de identificar os sintomas da doença de forma precoce, encaminhando os casos suspeitos para avaliação, no dia 5, no Posto de Saúde da Família de São Vicente. Os casos confirmados terão início de tratamento imediato.
- O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e pode variar de dois até mais de 10 anos. Por isso é importante que as pessoas façam um diagnóstico e tratamento precoce, para evitar os problemas que a hanseníase pode causar, como deformidades físicas, por exemplo – alertou Claudia Tardin Bragança Souto, diretora do Departamento de Programas da Secretaria Municipal de Saúde de Araruama.
A campanha é promovida em parceria com a SESDEC (Técnicos da Gerência Estadual da Hanseníase) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e quem quiser outras informações sobre a campanha ou sobre a doença, pode entrar em contato com o Programa Municipal de Hanseníase de Araruama, que funciona na Coordenadoria de Saúde Coletiva, na Rua Pedro Luiz e Souza, s/nº, Rio do Limão (antigo Pronto Socorro). O telefone de contato é (22) 2664-7597.
logoprefeitura.jpg
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter:
www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook:
araruama ofic
Youtube:
www.youtube.com/araruamaoficial


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares