Araruama lança campanha de controle da hanseníase

No próximo dia 5 de julho, das 8 às 17 horas, a Prefeitura de Araruama estará realizando a Campanha de Descentralização do Programa Municipal da Hanseníase. Promovida em parceria com a SESDEC (Técnicos da Gerência Estadual da Hanseníase) e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a ação tem o objetivo de ampliar as ações de combate à hanseníase, uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas pés, rosto, orelhas, olhos e nariz.
Segundo Claudia Tardin Bragança Souto, diretora do Departamento de Programas da Secretaria Municipal de Saúde de Araruama, “o modelo de intervenção para o controle da hanseníase é baseado no diagnóstico precoce, tratamento oportuno de todos os casos diagnosticados, prevenção e tratamento de incapacidades e vigilância dos contatos intradomiciliares”.
- O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e pode variar de dois até mais de 10 anos. Por isso é importante que as pessoas façam um diagnóstico e tratamento precoce, para evitar os problemas que a hanseníase pode causar, como deformidades físicas, por exemplo – alertou Claudia.
Embora o lançamento da campanha esteja previsto apenas para o mês que vem, durante todo este mês de junho a Secretaria de Saúde estará realizando capacitações com os agentes comunitários de saúde. Elas acontecerão nos PSF’s de Morro Grande, Fazendinha e Itatiquara, que são as unidades escolhidas para descentralização do Programa por conta da demanda de casos suspeitos nessas localidades.
- Os agentes visitarão as residências com olhar diferenciado para as manchas. Os casos suspeitos serão atendidos durante a campanha, no dia 5 de julho, no PSF de São Vicente, onde serão concentradas as ações e o início imediato do tratamento dos casos confirmados – informou Claudia. Ainda durante este período, a equipe da Educação em Saúde estará fazendo palestras nas escolas da comunidade e colando panfletos nos comércios. Quem quiser qualquer informação sobre a campanha ou sobre a doença, pode entrar em contato com o Programa Municipal de Hanseníase de Araruama, que funciona na Coordenadoria de Saúde Coletiva, na Rua Pedro Luiz e Souza, s/nº, Rio do Limão (antigo Pronto Socorro). O telefone de contato é (22) 26647597.
logoprefeitura.jpg
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter: www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook: araruama ofic
Youtube: www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares