Alunos da Ferlagos lançam campanha de apoio ao Hemolagos

Alunos do primeiro período do curso de Ciências Contábeis da Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos) acabam de lançar uma campanha com o objetivo de captar doadores para o único banco de sangue da Região dos Lagos: o Hemolagos. Batizada de “Você é meu tipo”, a campanha tem como objetivo conscientizar para a importância da doação de sangue. A meta dos alunos é captar um mínimo de 100 doadores até o dia 25 deste mês.
- Na verdade, isso é mais do que uma meta, é um desafio, tendo em vista que muitas pessoas ainda possuem medo de doar sangue: um ato simples, rápido e indolor, que pode salvar muitas vidas – lembrou Matheus Costa silva, um dos alunos envolvidos no projeto, que faz parte da disciplina Responsabilidades Organizacionais, lecionada pela professora Ivini Oliveira Bruni (para os cursos de Administração e Ciências Contábeis). "Através dessa disciplina preparamos o aluno para o dia-a-dia das organizações e despertarmos neles a consciência da Responsabilidade Social", explicou a professora.
Localizado em Cabo Frio, o Hemolagos atende aos nove municípios da Região da Baixada Litorânea (Saquarema, Araruama, Iguaba, São Pedro, Cabo Frio, Arraial, Armação dos Buzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras) o que corresponde a cerca de 27 hospitais, pronto atendimentos e CTI’s entre outras instituições de saúde. Além de promover a doação de sangue, o hemonúcleo também coleta, fraciona e distribui hemocomponentes, elementos que podem fazer a diferença na hora de salvar uma vida.
Para dar conta de todas as cidades, Lúcia Mendes, responsável pelo setor de captação do Hemolagos, lembra que o ideal seria que o Hemolagos tivesse um número mínimo de 30 doadores/dia. Mas a realidade, ela lembra, é muito diferente: “por dia temos, somente, cerca de 10 pessoas doando sangue”. E esse quadro, segundo ela, fica ainda pior durante as férias e alta temporada, quando o número de doadores chega a sofrer redução de até 70%. “Quando mais precisamos, por conta da grande demanda, é justamente quando menos pessoas doam sangue”, lamentou Lúcia, lembrando que necessidade atual são dos tipos A e O, positivo e negativo. “Mas quem tem sangue B, e AB, positivo ou negativo, também é bem vindo” – convocou.
Para colaborar com o Hemolagos, os alunos estão buscando todo tipo de apoio, principalmente de empresas, para confecção de cartazes, faixas e outros materiais educativos. “Todo e qualquer tipo de ajuda, será muito bem vindo”, explicou Matheus, agradecendo ao apoio que já estão recebendo do Centro de Inclusão Social Comilão, e colocando à disposição o e-mail da turma: contabeisturma2011@gmail.com. E nesta busca por novos captadores, vale de tudo:
- Na Ferlagos, por exemplo, estamos negociando com os coordenadores de outros cursos para que os alunos que aderirem à campanha ganhem horas de AACC (Atividade Acadêmico Científico Cultural) – comentou Matheus, lembrando que, quem quiser, já pode procurar o Hemolagos (Rua Barão do Rio Branco, 72 – Passagem, ao lado do Hospital Santa Isabel), de segunda à sexta, de 8 às 16 horas. “Só pedimos que, na hora, informem que estão doando através da campanha dos alunos da Ferlagos, para que possamos, ao final do projeto, contabilizar os resultados”.

Para doar sangue é necessário:
• Estar em boas condições de saúde;
• Apresentar documento de identificação oficial (original ou cópia autenticada com foto);
• Ter entre 18 e 65 anos;
• Ter no mínimo 50 kg;
• Ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas;
• Não estar gripado ou com febre;
• Não estar grávida ou amamentando;
• Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas;
• Não ter ingerido alimentos gordurosos, derivados de leite e almoço 4 horas antes de doar.

Não poderá doar sangue:
• Quem fez tatuagem, piercing ou tratamento com acupuntura nos últimos 12 meses;
• Portadores de vírus da AIDS, HBV, HCV ou HTLV;
• Pessoas que já tiveram situações sexuais de risco acrescido;
• Quem possui histórico de doença hematológica, cardíaca, renal, pulmonar, hepática, auto-imune, diabetes, hipertireodismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramento anormal, convulsão após os dois anos de idade ou epilepsia, sífilis, doença de chagas ou malária;
• Usuários de drogas;
• Medicamentos contra indicados para doação de sangue;
• Anemia
 
Para outras informações sobre doação de sangue:
Telefones: (22) 2644-5076

Cristiane Zotich

Assessora de Comunicação
(22) 9211-9030
(22) 9946-0920
ID: 88*24936
www.ferlagos.br
Twitter: @ferlagosbr

Facebook: Fundação Ferlagos
Nosso blog: http://informeferlagos.blogspot.com
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares