Bullying em debate no cinematógrafo Ferlagos

(28.04.11) – Neste sábado, das 13 às 16 horas, o cinematógrafo Ferlagos estará exibindo o filme “Bullying, provocações sem limites”, que conta a história de Jordi, um adolescente que perdeu o pai e que, junto à sua mãe, decide mudar de cidade para começar uma nova vida. A princípio tudo parece bem, mas o destino reservado para ele será uma terrível surpresa, pois Jordi, quando passar pelo portão da nova escola, cruzará sem saber a tenebrosa fronteira de um novo inferno.
- Nos últimos anos, o tema bullying vem ganhando muito destaque com discussões dentro e fora das salas de aula. Mas, depois da recente tragédia em Realengo, no Rio de Janeiro, quando se levantou a hipótese de que o atirador teria sido vítima de bullying na escola, o assunto ganhou um vulto enorme. Há muito tempo vínhamos querendo discutir este tema junto aos nossos alunos e achamos que esta é a oportunidade – comentou a professora Hyléa Vale, coordenadora do curso de Letras da Ferlagos e organizadora do cinematógrafo.
Outro caso recente de bullying na escola ganhou destaque através de vídeo no You Tube. Com apenas 16 anos, o australiano Casey Haynes tornou-se celebridade da internet por conta de um vídeo, de 41 segundos, onde aparece sendo agredido dentro de uma escola por outro garoto da mesma idade. Com o perfil clássico das vítimas de bullying, por ser gordinho, Casey foi filmado tomando vários socos, até que decidiu partir para o ataque: agarrou seu agressor, deixando-o de ponta-cabeça e, em seguida, o lançou contra o chão.
- A reação deste menino, vítima de bullying, mostra o quanto esta prática pode ser ruim tanto pra quem é vítima, quanto para quem pratica. Por isso é importante que o assunto seja amplamente discutido para evitarmos mais casos de agressão e futuras tragédias – disse a professora, lembrando que bullying não acontece apenas na escola. “Ele se tornou um problema mundial, que pode ocorrer em praticamente qualquer contexto, em qualquer local onde haja interação de pessoas. E isso inclui não apenas escola e faculdade, mas também família, local de trabalho e entre vizinhos”.
Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.
- Gostaríamos de contar com a presença não apenas dos alunos da Ferlagos, mas também de outras instituições. Após a apresentação do filme, teremos um debate muito interessante com a professora Kátia Mattos, que abordará todas as questões a respeito do assunto – convidou Hyléa, lembrando que o evento conta como 8 horas de Atividade Acadêmico Científico Cultural (AACC). A Ferlagos fica na Avenida Júlia Kubitscheck, 80, bairro Jardim Flamboyant, próximo à rodoviária de Cabo Frio.

--
Cristiane Zotich
Assessora de Comunicação
(22) 9211-9030
(22) 9946-0920
ID: 88*24936
www.ferlagos.br
Twitter: @ferlagosbr
Facebook: Fundação Ferlagos
Nosso blog: http://informeferlagos.blogspot.com
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares