Região se reúne em São Pedro para debater Áreas de Proteção Ambiental

A cidade de São Pedro receberá, no próximo dia 18, a reunião ordinária do Conselho Gestor das APAs (Áreas de Proteção Ambiental) Corumbataí e Piracicaba.

A reunião, que acontecerá no Auditório do Museu Municipal Gustavo Teixeira a partir das 9 horas, deve receber representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios de Analândia, Barra Bonita, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dois Córregos, Ipeúna, Itirapina, Mineiros do Tietê, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Manuel, São Pedro e Torrinha, e é aberta ao público.

As APAs Corumbataí e Piracicaba

APA é uma categoria de Unidade de Conservação de Uso Sustentável. Estas unidades de conservação são territórios especialmente protegidos por ato do Poder Público e visam resguardar patrimônios naturais relevantes e estratégicos para a reprodução social de nossa sociedade, estabelecendo um regime especial de administração com limites e garantias adequadas para a conservação da natureza.

Nas Unidades de Conservação de Uso Sustentável é permitida a exploração direta do patrimônio natural desde que seja garantida a perpetuidade dos atributos ambientais que motivaram a criação da unidade, cujo objetivo é estabelecer a sustentabilidade socioterritorial em concomitância e consonância com o desenvolvimento humano.

Os territórios das APAs Corumbataí e Piracicaba são parcialmente sobrepostos, abarcando em conjunto cerca de 323.000 hectares. Por este fato elas têm sua gestão compartilhada, tendo um único Conselho Gestor e um único Gestor; também terão um único Plano de Manejo.

Em resumo, as APAs em questão protegem o Relevo de Cuesta Basáltica da bacia do Paraná (especificamente neste perímetro abarcam as chamadas serras de São Pedro e Itaqueri), bem como o Patrimônio Hídrico superficial e subterrâneo e o Patrimônio Biológico e cultural.

O Conselho foi empossado em dezembro de 2009 e desde então trabalha para a criação e implantação de um plano único de Manejo (Gestão), e tem buscado, também, estratégias de divulgação, conservação e recuperação. Além disso, o Conselho se manifesta no licenciamento ambiental de empreendimentos de médio e grande impacto.

Serviço:

6ª Reunião Ordinária do Conselho Gestor das APAs Corumbataí e Piracicaba
18/02/2011 – 9 horas
Auditório do Museu Municipal Gustavo Teixeira
Rua Joaquim Teixeira de Toledo, 524 – Centro – São Pedro – SP

Informações:
Fundação Florestal – Regional Botucatu
Secretaria de Estado do Meio Ambiente
(14) 3814-1144    www.fflorestal.sp.gov.br



Informativo Prefeitura de São Pedro
Luciana Alonso Marques
Secretária de Comunicação
(19) 3481-9234
comunicacao@saopedro.sp.gov.br
www.saopedro.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares