Sonda Kepler encontra menor planeta já descoberto fora do Sistema Solar


Pesquisadores da Nasa anunciaram a descoberta do menor planeta já encontrado fora do Sistema Solar. É o primeiro planeta rochoso, como a Terra, encontrado pela missão da sonda Kepler. O astro, batizado de Kepler-10b, é 40% maior do que a Terra e tem 4,6 vezes a massa de nosso planeta, tendo, com isso, densidade de 8,8 gramas por centímetro cúbico (densidade semelhamente à de Mercúrio).
De acordo com a Nasa, os pesquisadores levaram oito meses, de maio de 2009 a janeiro de 2010, coletando dados da Kepler para a descoberta do exoplaneta. O fotômetro de ultraprecisão do equipamento detecta uma redução do brilho proveniente de uma estrela quando um planeta passa entre os dois. O tamanho do astro pode ser calculado a partir dessa queda de luminosidade. E a distância entre o planeta e a estrela é obtida com o tempo entre essas sucessivas quedas, provocada pela órbita dele, de apenas 20 horas, em torno da estrela. A distância entre Kepler-10b e a estrela é mais de 20 vezes menor do que a entre Mercúrio e o Sol. Ou seja, Kepler-10b está em uma zona inabitável.

“A descoberta de Kepler-10b é um marco significante na busca por planetas semelhantes ao nosso”, disse Douglas Hudgins, cientista do programa Kepler. “Apesar desse planeta não estar na zona habitável, esse emocionante achado mostra as descobertas possíveis com a missão e a promessa de que muitas estão por vir.”
Fonte: Revista Época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares