25 de jan de 2011

Saúde de Cabo Frio comemora Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase

Em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado em 30 de janeiro, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio realizará uma campanha educativa, a partir de quinta-feira, dia 27. Serão distribuídos cartazes e folhetos nas Unidades de Saúde e em pontos de grande circulação da cidade, como a rodoviária municipal.

A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa que se transmite de pessoa a pessoa, por meio de contato íntimo e prolongado. Normalmente se apresenta através de manchas na pele que não coçam ou doem, caroços e inchaços pelo corpo, dores ou fisgadas nos braços e pernas ou dormências e fraquezas nas mãos e pés.

A doença afeta homens, mulheres e crianças de qualquer idade. De acordo com a Superintendente de Saúde Coletiva, a médica Lucy Pires, o tratamento precoce evita a lesão dos nervos e paralisia:

- O mais importante é a pessoa procurar imediatamente uma Unidade de Saúde ao perceber alguns destes sintomas. A hanseníase tem cura – disse.

Ainda segundo a médica, o tratamento, que dura de seis meses a um ano, é gratuito e a pessoa não precisa abandonar o trabalho enquanto se trata:

- Qualquer pessoa que apresentar alguma lesão deve procurar um Posto de Saúde da Família (PSF) mais próximo de sua residência para esclarecer as dúvidas – orienta Lucy.
Prefeitura de Cabo Frio

0 Carinho de amigos(as):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

DesinArtes, minha loja VIRTUAL! Confira!