Matrículas abertas na rede municipal de Araruama

Termina no próximo dia 21 o prazo para matrícula de novos alunos nas escolas da rede municipal de Araruama. Os pais devem ficar atentos à lei federal e ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que determinam que, a partir de quatro anos de idade, a matrícula na Educação Infantil e no Ensino Fundamental deverá ser feita em escolas próximas de onde a criança mora. Para isso, deve ser respeitada a seguinte ordem de proximidade:
1 ) Ser no mesmo bairro onde o aluno mora.
2 ) Ser a mais próxima do bairro onde o aluno mora, quando ali não houver outra.
3 )  Ser no mesmo distrito.
No ato da matrícula (de segunda à sexta, de 8 horas ao meio-dia) o responsável deverá apresentar, duas fotos 3 x 4 (não serve instantânea); cópia da certidão de nascimento, casamento ou outro documento de identidade; histórico escolar, para o aluno transferido;  carteira de vacinação atualizada, para o aluno da Educação Infantil e comprovante de residência atualizado (caso não esteja em nome do responsável, declaração com assinatura de dois vizinhos ou proprietário do imóvel). As aulas começam no próximo dia 7 de fevereiro.

Nova escola para São Vicente

Ao todo, Araruama possui 45 escolas da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio. Para este ano letivo, são esperados cerca de 22 mil alunos, dois mil a mais que no ano passado. Parte desse aumento no número de vagas deve-se à ampliação e duplicação de algumas escolas e salas de aula, e também à construção de novas escolas, como a Edemundo de Sá Carvalho, localizada em São Vicente de Paula (3º distrito do município). Com um total de 1.153 m² de área construída, o prédio, que será entregue à população neste início de ano letivo, contará com 12 salas de aula, salas multiuso e banheiros com acessibilidade.
Anexo à nova escola, o governo André Mônica também está concluindo a construção do Complexo Esportivo de São Vicente, composto de quadra poliesportiva, quadra com piso de areia (Beach Soccer), quadra de grama sintética com vestiário, piscina térmica coberta com recepção e vestiários, além de projetos de urbanização e paisagismo.
Outras escolas também passaram por obras para receber, com mais conforto, os alunos da rede municipal. É o caso da Darcy Ribeiro e da Dr. João Vasconcellos, que foram, praticamente, duplicadas. A Darcy Ribeiro acaba de ganhar mais 1.317 m² de área construída, incluindo 12 novas salas de aula e reforma das demais salas já existentes, do auditório e das salas multiuso. Já a Dr. João Vasconcellos ganhou mais 1.056 m² de área construída, com 14 novas salas, e ampliação do pátio (que ganhou cobertura) e do refeitório.
Outras escolas também foram ampliadas para este ano letivo:
- Escola Municipalizada Itatiquara – mais 263 m² de área construída, com quatro novas salas e uma nova sala multiuso. Também ganhou novos banheiros.
- E. M. Sinval Pinto de Figueiredo – mais 364 m² de área construída, com seis novas salas e um conjunto de banheiros novos.
- E. M. André Gomes – recebeu reforma geral e mais 270m² de área construída, com seis novas salas de aula, novos banheiros e ainda quadra poliesportiva.
- E. M. Bruno Nametala – mais 228m² de área construída, rampa de acesso e novo pavimento com mais quatro salas e novos banheiros.
- E. M. Nair Valadares II (Nairzinho) – está passando por reforma geral em todos os seus 938 m² e ampliação de 596m² a partir da construção de um segundo pavimento. Ao todo, serão 8 novas salas de aula, uma sala multiuso, um novo conjunto de banheiros e ampliação do refeitório para este ano letivo.
Com esse conjunto de obras, o governo André Mônica gera mais conforto aos estudantes, e menos preocupação aos pais, que não precisarão mais procurar vagas em escolas longe de casa.
Fonte: Prefeitura de Araruama 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares