Suporte Remoto A PCs - Ferramentas Para Assistência Técnica À Distância: Mini-Guia

Precisa de dar assistência técnica a um utilizador de PC que vive longe de si e não sabe como o fazer? Existem hoje em dia muitas soluções de suporte remoto que lhe permitem fazer isso muito facilmente.
Crédito da imagem: Yuri Arcurs

As ferramentas de suporte remoto a PCs partilham muitas características com os serviços de conferência Web: permitem fazer partilha de ecrã de forma a ver o ecrã dos outros utilizadores, tomar controlo sobre eles, além de permitirem que os utilizadores interajam através de chat através de texto ou áudio (por vezes têm suporte para videoconferência).
As ferramentas de suporte a PC remoto também se diferenciam das ferramentas de acesso remoto (que mostrei noutro mini-guia publicado aqui). As ferramentas de acesso remoto geralmente não precisam que outro utilizador esteja no computador remoto, permitindo que se utilize o PC à distância de forma totalmente autónoma.
Então o que caracteriza as ferramentas de suporte a PC remoto? Basicamente a possibilidade de permitir ao utilizador exercer actividades extra que são de particular importância quando fornece suporte remoto a utilizadores que têm dificuldades técnicas ou precisam que outro utilizador aceda ao seu computador para executar uma tarefa específica; existem actividades extra como diagnósticos ao PC remoto e a possibilidade de reiniciar o outro PC.
Neste mini-guia analiso e comparo um conjunto de ferramentas que lhe permitem dar suporte remoto sem o tornar numa confusão. Muitas destas ferramentas são também úteis quando tem que dar apresentações em tempo real de um produto e algumas delas até integram videoconferência.
Como sempre, esta não pretende ser uma lista compreensiva e poderão existir mais ferramentas e serviços que dão suporte a PC remoto mas que não foram listadas. Convido-o a oferecer sugestões para outras ferramentas que ache que pertencem a esta lista utilizando a secção de comentários no fim do artigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares