Saúde de Cabo Frio utilizará novo inseticida no combate à dengue

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Cabo Frio iniciará, nos próximos dias, a utilização de um novo larvicida químico, o Novaluron, para o combate da larva do mosquito transmissor da dengue. Uma equipe da Secretaria de Saúde e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sesdec) esteve na cidade ministrando curso de capacitação para os supervisores de campo não só de Cabo Frio como dos demais municípios da Baixada Litorânea. Cada supervisor capacitará um grupo de dez guardas sanitários.

Segundo o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária do município, Paulo Campos, a troca do veneno e a capacitação de profissionais são medidas importantes de prevenção e combate à dengue:

- A troca regular do produto é uma das formas de manter a dengue sob controle, pois evita que o mosquito transmissor da doença adquira resistência ao inseticida. Os supervisores foram orientados quanto à forma correta de utilização do inseticida, como dosagem, preparação e aplicação – explicou Campos.

A aplicação do novo inseticida começará nos próximos dias e a ação será orientada de acordo com os índices apontados nos relatórios de controle do vetor. Porém, Paulo Campos alerta que a participação da população no combate às larvas do mosquito Aedes Aegypti também é muito importante.

- A população deve estar atenta às medidas de controle e receber bem os guardas sanitários que estiverem realizando o trabalho de campo – alertou o Diretor do Departamento de Vigilância Sanitária.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares