Prefeitura inicia campanha de controle de pombos

Jornalista: Lione Acácia - estagiária

Foto: Ana Chaffin
 
A Prefeitura de Macaé, atendendo a pedido da Câmara Municipal de Macaé, realizará o projeto “Conhecer para controlar”, que objetiva trabalhar no controle de pombos na cidade. O trabalho está sendo desenvolvido pelas secretarias de Saúde e Educação, e será feito nas praças e com palestras nas escolas da rede municipal.

A equipe que irá trabalhar nas escolas se reuniu nesta segunda-feira (18) para planejar como serão as palestras, que terão início na primeira semana de agosto, nas escolas no entorno do Parque Aeroporto. De acordo com o documento da Câmara, é neste bairro que existe a maior concentração de pombos.

O trabalho de controle acontecerá nas principais praças da cidade, com a distribuição de folhetos informativos, e depois irá para as escolas, onde o que se deseja, é que as próprias crianças sejam multiplicadoras do conhecimento.

Para atender às escolas, a Divisão de Educação e Programa em Saúde levará aos alunos informações sobre doenças transmitidas pelo pombo, e como evitá-las. O cronograma das palestras já foi definido e atenderá a Educação Infantil e o Ensino Médio, com a participação de nutricionista, veterinário, assistente social, pedagoga e o Grupo de Teatro em Saúde (Grutas).

De acordo com a coordenadora do programa Educação em Saúde, Nilce Brasil, o projeto pretende esclarecer a população sobre os problemas de saúde que os pombos causam.

- As aves podem causar doenças respiratórias, neurológicas, intestinais e fungicas, que podem levar à morte. Além disso, as fezes dos pombos são ácidas e estragam todo o tipo de material, madeira, vigas de telhados, forros e mancham a pintura de carros e outras superfícies metálicas, explicou.

Para se prevenir das doenças, é necessário manter os animais longe das casas e dos locais frequentados por pessoas. Para isso, os moradores não devem oferecer alimentos aos pombos e evitar que eles façam ninhos nas residências. Ao fazer a limpeza do local, os cuidados devem ser redobrados: as fezes devem ser umidecidas e a pessoa deve usar máscara, para não inalar a poeira que sobe ao varrer.

CRONOGRAMA DAS PALESTRAS NAS ESCOLAS

08/08 – E.M. Zelita Rocha – Turno da manhã e da tarde
09/08 – E.M. Claudio Moacyr – Turno da manhã e da tarde
15/08 – E.m. Emilson de Jesus – Turno da manhã e da tarde
18/08 – E.M. Almir Francisco Lapa – Turno da manhã e da tarde
22/08 – E.M. Creche Nossa Senhora da Conceição - Turno da manhã e da tarde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares