Inscrições para o V Curta Cabo Frio terminam no dia 22 de julho


Continuam abertas, até o dia 22 de julho, as inscrições para o V Curta Cabo Frio – Festival de Audiovisual da Costa do Sol, uma realização da EMES Entertainment, com apoio da Prefeitura Municipal, que acontecerá entre os dias 2 e 11 de setembro. Os interessados devem acessar o site www.festivalcurtacabofrio.com.br para conhecerem o regulamento e preencherem o formulário de inscrição do festival, que exibirá filmes em diferentes bitolas e formatos.
De acordo com o diretor do festival, Miguel Fornaciari, para esta edição, já constam inscrições de curtas de várias partes do país como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Amazonas, Acre, Ceará, Rio Grande do Sul, Brasília, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, além dos filmes da Região dos Lagos, incluindo os das escolas municipais.
– A iniciativa de realizar este projeto se justifica, principalmente, para dar continuidade a um trabalho que começa a gerar frutos na Costa do Sol, integrando o mercado cinematográfico do país com as cidades da Região dos Lagos.
O Curta Cabo Frio tem um cunho social e educacional, abrangendo várias cidades da região, sempre com acesso gratuito – afirmou Fornaciari.
Considerado o maior evento de audiovisual do interior do Estado do Rio de Janeiro, o evento Curta Cabo Frio continua, em sua quinta edição, com o objetivo de selecionar, exibir e disseminar a produção brasileira. Além de reunir diversas gerações de profissionais e entusiastas atuantes no mercado nacional, realiza exibições públicas, oficinas, palestras, mostras em escolas, bairros e universidades, permitindo acesso de diferentes públicos.
– Uma das novidades será a exibição de filmes na Praça Porto Rocha, facilitando, ainda mais, o acesso de toda população ao festival. Durante o evento exibiremos uma grande quantidade de curtas, médias e longas em quatro mostras competitivas e 16 mostras não-competitivas. O diferencial deste ano fica por conta da mostra competitiva de longas digitais, trazendo para discussão a produção de longas-metragens de baixo orçamento produzidos no formato digital, com temática livre – comentou o diretor, acrescentando que, durante a festa de abertura do evento, haverá uma surpresa para os presentes.
Dentro da programação, um debate sobre a Lei Federal de Incentivo à Cultura chama atenção pela sua importância. Também conhecida como Lei Rouanet (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), ela institui políticas públicas para a cultura nacional, como o PRONAC - Programa Nacional de Apoio à Cultura.
– Esta lei destina-se a incentivar a produção artística no Brasil e, através dela, pessoas físicas ou jurídicas podem dar recursos financeiros para a implementação de projetos culturais que forem aprovados pelo Ministério da Cultura. Entendemos que este assunto é relevante e se enquadra perfeitamente nas discussões do festival – disse o diretor Miguel Fornaciari.
Nos meses posteriores ao festival, bairros e escolas do município receberão mostras itinerantes. Também haverá exibição em outras cidades da Região dos Lagos, por meio do projeto “Curta Cabo Frio o Ano Inteiro”.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo número de telefone da EMES Entertainment: (22) 2648-1111.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares