Inscrições abertas para 67ª Prova Ciclística de São Salvador


Estão abertas as inscrições para a 67ª Prova Ciclística de São Salvador, que será realizada, mais uma vez, pela Fundação Municipal de Esportes (FME) no dia 6 de agosto, em parceria com a Federação Estadual de Ciclismo do Rio de Janeiro (Fecierj) e o Clube Duas Rodas de Campos. A prova, que faz parte do calendário nacional da categoria e é tradição durante a festa do Santíssimo Salvador, padroeiro da cidade, tem ainda a supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A Prova Ciclística de São Salvador é segunda prova desta modalidade mais antiga, e mais importante do país. Válida para o Ranking Nacional de Ciclismo Estrada, a competição traz para Campos atletas de todas as partes do Brasil, além de competidores de outros países. No ano passado, atletas da Argentina, Portugal e Peru participaram da disputa.

A competição percorrerá o mesmo circuito dos anos anteriores com a largada em frente à Câmara Municipal. Os ciclistas começarão o trajeto na Avenida Alberto Torres, seguem pela Praça 5 de Julho, em frente ao Senai, entram na Rua Tenente Cel. Cardoso, seguem depois pela Beira Valão e voltam para a Alberto Torres, sob a Ponte Rosinha Garotinho. As provas começam às 7h30 com os cadeirantes e seguem nas categorias Feminino; Montain bike; Master C e Escolinhas; Master A ; Master B; Regional; e finalmente na categoria Elite.

História - A primeira Prova Ciclística de São Salvador aconteceu em 1945 por sugestão de Vicente Ferraiouli, pai de Gerardo Maria Ferraiouli, o Patesko, o idealizador da prova. Ferraiouli sugeriu ao filho que realizasse uma prova ciclística no dia do padroeiro da cidade. Patesko organizou a primeira corrida no dia 6 de agosto de 1945 meses depois de voltar da 2ª Grande Gerra Mundial.

Até  o ano de 1976, o percurso foi o mesmo, com a largada em frente ao Banco do Brasil e com a chegada em frente à antiga sede da Prefeitura Municipal (que hoje está em reforma para abrigar o Museu Municipal). Em 1977, a Prova passou pela primeira alteração do percurso, indo para a Avenida Alberto Torres e Rua Tenente Cel. Cardoso. Patesko ficou à frente da organização da prova até 1994, quando se afastou do evento por problemas de saúde. Morreu em setembro de 2007 pouco antes de completar 92 anos de idade.

As inscrições para a prova podem ser feitas pelos endereços: www.bikebros.com.br ou ainda pelo site oficial da Fecierj: www.fecierj.org.br. Outras informações pelos telefones: (21) 26206566, (21) 84486566 ou ainda (21) 78042901.


Postado por: Álvaro Sardinha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares