Abertas vagas para cursos gratuitos na área de hotelaria


Empresários do setor hoteleiro de Rio das Ostras participaram, na semana passada, da apresentação do Projeto "Bem Receber Copa", a convite da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio. Estavam presentes também o prefeito Carlos Augusto e o secretário de Turismo, Alan Machado, acompanhado da equipe técnica da Prefeitura.

O projeto "Bem Receber Copa" é um programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com entidades do setor, que tem como objetivo capacitar gratuitamente o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos, focando a recepção dos turistas que estarão no Estado durante a Copa de 2014.

Estão abertas vagas para os cursos de capitães-porteiros, recepcionistas, mensageiros, governantas e gerentes, e o público alvo são os profissionais da chamada "linha de frente" - aqueles que terão contato direto com os turistas. As vagas estão abertas na cidade e as inscrições podem ser feitas pela internet até dia 25 de julho, no site www.evmh.com.br .

Os cursos serão ministrados pela Escola Virtual de Meios de Hospedagem (EVMH) com metodologias desenvolvidas pela Fundação Getúlio Vargas e o MTur. As aulas serão pela internet com encontros presenciais, e acompanhamento de um tutor. Ao todo são 200 horas-aula, divididas em módulos, com duração de cinco meses.

Segundo Mateus Pimenta, representante da EVMH que apresentou o projeto, é fundamental o envolvimento dos gestores dos meios de hospedagem, que têm de acompanhar o desempenho dos alunos (funcionários). "Para participar, os hotéis e pousadas deverão escolher um gestor que vai informar sobre o desempenho dos alunos, periodicamente, por meio de relatórios de acompanhamento enviados pela coordenação local dos cursos; disponibilizar computadores com acesso à internet a todos os funcionários inscritos e dispensá-los do trabalho para que cumpram as tarefas semanais", explicou.

Em contrapartida, as pousadas e hotéis parceiros receberão o Selo Bem Receber Copa. Um dos objetivos do Selo, é que servirá como instrumento de marketing para a Copa do Mundo de 2014.

Mateus explicou a importância da qualificação na Região Costa do Sol. "Uma pesquisa do Ministério diz que o turista visita, pelo menos, três cidades no entorno das cidades-sede da Copa do Mundo. Nesta região temos um município indutor de turismo, que é Búzios, e Macaé está disputando a vaga de cidade sub-sede, que vai receber delegações para treinamento. Então, é muito importante que Rio das Ostras esteja preparada para essa demanda".

O secretário de Turismo, Alan Machado, colocou toda estrutura à disposição do programa, que ele acha fundamental. "Estamos muito perto do Rio e fazemos parte da região mais visitada por turistas que vêm ao Estado. É fundamental que a gente comece a se preparar agora para os eventos esportivos que vamos receber", disse.

No segmento hoteleiro, o programa pretende qualificar, até o final de 2012, 19 mil profissionais, com metodologia de educação a distância.

EQUIPOTEL
- A Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio da Prefeitura de Rio das Ostras aproveitou a reunião com hoteleiros para informar que levará os empresários da cidade para visitar a Equipotel 2011– a maior e mais completa feira de hotelaria e gastronomia da América Latina, que acontecerá de 12 a 15 de setembro.

O prefeito Carlos Augusto já disponibilizou o transporte. "É preciso que os interessados se inscrevam na Secretaria de Turismo, para que possamos levantar os custos. Melhorar os equipamentos também faz parte do processo de preparação para receber melhor os nossos turistas", disse Carlos Augusto.

Mais informações na Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio pelo telefone (22) 2771-6430 ou 2771-6443 com Vieira ou Juliana.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares