96 anos Google celebra aniversário de Les Paul com guitarra interactiva


Se fosse vivo, Lester William Polsfuss, mais conhecido como Les Paul, músico e co-criador da famosa guitarra Gibson Les Paul, faria 96 anos. O maior motor de busca não deixou passar a data e no seu logótipo hoje transformou-se numa guitarra eléctrica que pode ser tocada virtualmente.
Esta iniciativa já não é uma novidade. Os doodles comemorativos da Google têm sido cada vez mais frequentes e dinâmicos. À semelhança do aniversário dos 30 anos do PacMan, em que foi possível o internauta jogar o mítico jogo no logo da Google, também hoje qualquer pessoa pode tentar tocar uma guitarra eléctrica, através do rato ou das teclas.

Além disso, nos Estados Unidos, é possível ainda gravar as músicas que se criam através de um botão ‘recording’ e enviar as peças para o YouTube através de um URL próprio. Em apenas algumas horas, os vídeos têm-se multiplicado.

Les Paul é das principais figuras do rock pelo seu trabalho no desenvolvimento da guitarra eléctrica, presente na maior parte das bandas de hoje em dia. O norte-americano foi pioneiro na utilização de várias técnicas para a criação de efeitos sonoros de guitarra, assim como na arte de lidar com o instrumento de seis cordas.

A primeira guitarra Gibson Les Paul, criada por Ted McCarty em colaboração com o Les Paul, foi comercializada em 1952. Esta viria a ser uma das mais icónicas guitarras eléctricas da história da música, preferida por estrelas como Slash, Jimmy Page, Pete Townshend, Peter Frampton, Gary Moore, Ace Frehley, Billie Joe Armstrong, Zakk Wilde e Eric Clapton.

Les Paul morreu, vítima de pneumonia, no dia 12 de Agosto de 2009, aos 94 anos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares