São Pedro terá Campanha de Doação de Sangue

A Secretaria de Saúde de São Pedro em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba promoverá a Campanha de Doação de Sangue no dia 26 de março, sábado, das 8 às 12 horas, na Umis, em São Pedro.
O principal objetivo da campanha é aumentar estoque de sangue das áreas de cirurgia e acidentados em Piracicaba. O sangue coletado na campanha irá para Campinas, na Unicamp, para exames, e o material aprovado será enviado a diversos hospitais e unidades de saúde de Piracicaba para complemento do banco de sangue. Seja um doador voluntário, programe-se para doar sangue no dia 26 de março.
Para ser doador, a pessoa deve ter entre 18 e 65 anos; estar com um documento com foto (RG, CNH, Carteira Profissional) e não pode pesar menos de 50 quilos, ter tomado vacina até 30 dias antes da doação; estar resfriado, gripado ou com febre; ter tatuagens menos de 6 meses ou piercing menos de 3 meses. A Secretaria de Saúde sugere, ainda, que o doador não fume pelo menos duas horas antes da doação e faça uma alimentação saudável um dia antes. Não é necessário estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.
Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Não podem doar sangue quem teve hepatite após os 10 anos de idade; tem evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; faz uso de drogas ilícitas injetáveis ou teve malária.
Informativo Prefeitura de São Pedro
Luciana Alonso Marques
Secretária de Comunicação
(19) 3481-9234
comunicacao@saopedro.sp.gov.br
www.saopedro.sp.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares