Gestantes e crianças entre 6 meses e 2 anos também serão vacinadas contra gripe

Campanha será realizada entre 25 de abril e 13 de maio e deve atingir 23,8 milhões de brasileiros

 A partir deste ano, gestantes, crianças entre seis meses e 2 anos e profissionais da saúde serão incluídos na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, anunciou nesta quinta-feria o Ministério da Saúde. As campanhas de anos anteriores só vacinavam idosos com mais de 60 anos e indígenas, grupos que continuarão a receber a imunização. A campanha será realizada entre os dias 25 de abril e 13 de maio.

A vacina protegerá a população contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, inclusive o da influenza A. Segundo o ministério, o objetivo é imunizar 23,8 milhões de brasileiros, que poderão se vacinar em qualquer um dos 65.000 postos distribuídos pelo país.
"Estamos incluindo três grupos importantes na campanha e esse é o momento de sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procurem os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a apresentação da campanha, em Brasília.
A ampliação do público foi definida com base em estudos epidemiológicos e da observação do comportamento das infecções respiratórias. De acordo com o ministério, depois dos idosos, o grupo de crianças pequenas é o que mais se beneficia da vacina, além das gestantes, que são mais vulneráveis ao vírus.
Crianças – A vacinação em crianças com idades entre 6 meses e 2 anos ocorre em duas etapas: primeiro, aplica-se meia dose; depois de 30 dias, os pais devem voltar aos postos de saúde para que seja aplicada a segunda meia dose.
A única contraindicação, segundo o Ministério, é para aqueles que têm alergia à proteína do ovo. Além disso, devem consultar o médico as pessoas com deficiência na produção de anticorpos.
Fonte: Época

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares