Astronautas russos realizam experimentos na superfície da ISS

Os astronautas russos Oleg Skrípochka e Dmitri Kondrátiev realizaram nesta quarta-feira (16)com sucesso vários experimentos científicos na plataforma orbital do módulo russo "Zvezda" da Estação Espacial Internacional (ISS, da sigla em inglês), informou a Nasa (agência espacial americana). Os cosmonautas fizeram uma saída no espaço de 4 horas e 51 minutos, que começou às 11h15 do horário de Brasília. 
Pela segunda vez em menos de um mês os astronautas saíram para o espaço, desta vez para instalar dois experimentos no módulo "Zvezda", um relacionado com a medição dos terremotos e outro com a detecção de raios gama. Skrípochka e Kondrátiev recolheram amostras de materiais expostos ao espaço, como parte de uma série de experimentos na busca de melhores materiais para realizar naves de longa duração, e desmontaram uma pequena plataforma usada como apoio nas saídas anteriores.
O programa inicial da caminhada incluía o lançamento manual pelos cosmonautas do microsatélite "Kedr", mas isso foi adiado para depois do mês de abril, quando completam 50 anos do voo de Yuri Gagarin, o primeiro homem que saiu ao espaço. O aparelho, de 30 quilos, transmitirá 25 frases de saudação em 15 idiomas, fotografias da Terra e mensagens de rádio sobre o 50º aniversário da conquista de Gagarin. 

Fonte: Agência EFE
Revista Época
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares