Araruama vai participar da IX Semana Nacional de Museus

Entre os dias 16 e 22 de maio o município de Araruama estará representado na IX Semana Nacional de Museus, que acontecerá simultaneamente em todo o mundo como parte das comemorações do Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Organizado pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o tema deste ano, escolhido pelo Conselho Internacional de Museus, é “Museu e Memória”. Esta é a terceira vez que o município participa do evento.
- O evento existe há nove anos, mas só passamos a participar quando o prefeito André Mônica assumiu o governo, há três anos. Desde então, a Semana Nacional de Museus passou a fazer parte do nosso calendário anual – informou o subsecretário de Cultura, Ricardo Luiz Adriano da Silva.
Em Araruama, a programação acontece no Museu Arqueológico (km 27 da Via Lagos), e a abertura será no dia 17 de maio, com mostra de paisagens e flores da artista plástica Antonia Lúcia, das 9 às 17 horas. No mesmo dia, às 10 horas, o público poderá conferir a história “Nos tempos de Aristides Novaes”, contada pelo senhor Leopoldino, um antigo morador da cidade. As crianças também terão espaço na programação. Às 14 horas a museóloga Danielle Viana estará promovendo uma conversa com a garotada através do projeto “Falando de Museologia e Arqueologia”.
Nos dias 18 e 19 de maio, o resgate da memória será feito através de leituras e oficinas de contação de história com Dina Carla e Sonia Corecha, das 9 às 14 horas. E no dia 20, às 10 horas, as lendas indígenas ganham destaque através da professora e monitora Viviane Marinho, às 10 horas. Encerrando a programação, o grupo Teatrama apresentará, às 14 horas, o espetáculo “Algumas de Aristeu”.
- Com essa programação nosso objetivo é discutir, trocar experiências e, principalmente, revelar a importância das instituições museológicas para o desenvolvimento da sociedade – explicou o subsecretário.
Desde que foi lançada no Brasil, em 2003, a Semana Nacional de Museus já promoveu mais de nove mil eventos como exposições, visitas guiadas, seminários, shows, palestras, exibição de filmes e documentários. É o maior evento do gênero em todo o mundo. Em 2010, contou com a participação de mais de 30 mil museus em 95 países.



--
--
Prefeitura Municipal de Araruama
www.araruama.rj.gov.br
Departamento de Comunicação
ascom.araruama@gmail.com
(22) 2665-2121 Ramal: 213

Siga-nos:
Twitter: www.twitter.com/araruamaoficial
Facebook: araruama ofic
Youtube: www.youtube.com/araruamaoficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares