Série Jovens Pianistas volta a Cabo Frio no próximo sábado, dia 15

A Série Jovens Pianistas, que é realizada em Cabo Frio desde 2002, retorna ao Charitas neste sábado, dia 15 de janeiro, às 20h, trazendo o músico de Itaperuna João Elias. A série tem tríplice objetivo: incentivar os pianistas da nova geração, formar platéia e divulgar a música clássica na Região dos Lagos.
Franz Liszt, aquele que, talvez, tenha sido o maior pianista de todos os tempos, será o grande homenageado dessa temporada, uma vez que, em 2011, em todo mundo da música clássica serão prestadas inúmeras homenagens em razão dos seus 200 anos de nascimento.
A “Série Jovens Pianistas” também prestará sua homenagem ao grande mestre húngaro e todos os recitais terão uma parte dedicada ao compositor, culminando com um grande “Recital Liszt” no final da temporada.
Sobre o músico - João Elias Soares iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, tocando teclado em um projeto musical desenvolvido em seu colégio. Aos 12 anos, ingressou no Conservatório Brasileiro de Música do Rio, onde obteve o diploma do Curso Técnico no ano de 2009.
Participou de diversos Master Classes com importantes professores como Maria Clara Gebara (Brasil), Luiz Carlos de Moura Castro (Brasil/EUA), Fernando Corvisier (Brasil), Richard Raymond (Canadá), Tali Morgulis (Rússia), Thomas Mastroianni (EUA), entre outros.
Atualmente, integra a classe do renomado professor e pianista Luiz Senise, no curso de graduação em piano da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). João foi um dos vencedores do III Concurso Nacional de Piano Jovem Destaque, recebendo também o título de revelação do piano. Em 2010, foi ganhador do 1º prêmio do 16º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella.
João Elias já se apresentou, em Cabo Frio, nas 15ª, 23ª e 27ª edições da “Série Jovens Pianistas”, sempre com grande sucesso, assim como em outros importantes auditórios, tais como: Teatro Noel Rosa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Escola de Música da UFRJ, Centro Cultural Justiça Federal, Museu da República, entre outros.
Programa:

D. Scarlatti - Sonata em Ré menor L 108
D. Scarlatti - Sonata em Dó menor L 352
J. Haydn – Sonata em Si Menor Hob. XVI – 32
F. Chopin - Balada Op. 23 nº 1

Intervalo
M. Nobre – Tango
M. Ravel - La Vallée des cloches
A. Scriabin – Estudo Op. 8 nr. 12 “Patético” 
F. Liszt - Aprés une lecture du Dante
Fonte: Prefeitura de Cabo Frio
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares