Pés saudáveis no verão

Chute para longe os problemas que adoram pegar no seu pé justamente na temporada em que ele costuma ficar mais exposto. Ganhar o jogo é fácil: identifique o inimigo e parta para o ataque em casa ou no consultório 

É hereditária, comum em quem tem dedos gordinhos e abusa de sapatos de bico fino, e se agrava quando se corta o canto das unhas – elas podem crescer para o lado e entrar na pele. “Mantenha a unha quadrada e coloque entre ela e a pele um pedaço de algodão fino besuntado com antibiótico em creme para obrigá-la a crescer paralela às bordas do dedo”, ensina a dermatologista Raquel Machado, de São Paulo.
O ATAQUE O médico deve prescrever um antibiótico oral por cerca de um mês. Já o podólogo vai indicar a órtese – suporte de metal, elástico ou acrílico, parecido com um aparelho ortodôntico, que fica encaixado nas laterais da unha para tracioná-la e corrigir o crescimento. “A colocação do acessório não é dolorida, mas pode causar desconforto no início, dando a sensação de pressão na unha. A retirada é feita depois de três meses”, diz a podóloga Sheila Oliveira, da Artisalus, em São Paulo. Em casos mais graves, a solução é fazer a onicoplastia, uma mi crocirurgia. “O cirurgião dermatológico remove o canto da unha e a parte alta da pele. O procedimento é realizado no consultório com anestesia local. É preciso tirar um dia de folga do trabalho e ficar com os pés para cima. Os pontos, cerca de três, são retirados após uma semana. Os sapatos fechados estão liberados a partir do décimo dia”, explica Raquel.
 Fonte: Revista Cláudia
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares