Os lançamentos tecnológicos de 2011

Começa na quinta-feira (6) a edição de 2011 da Consumer Electronics Show (CES), maior feira de eletrônicos do mundo, que anualmente reúne centenas de milhares de pessoas na cidade de Las Vegas para discutir quais são as principais tendências no mercado de tecnologia, além de acompanhar o lançamento de novos produtos e conhecer aparelhos que estão em desenvolvimento.
A feira é realizada desde 1967, primeiro em Nova York, depois duas vezes ao ano, em Las Vegas e Chicago, e desde 1998 apenas em Las Vegas. Na CES foram apresentadas algumas das mais importantes inovações tecnológicas das últimas décadas, incluindo o videocassete, em 1970, o CD, em 1981, o Nintendo, em 1985, a HDTV, em 1998, o Blu-ray, em 2004, e até o jogo Tetris, em 1988.
A edição de 2010 da CES atraiu mais de 110 mil pessoas e centenas de empresas mostraram mais de 20 mil aparelhos. Nesse ano 127 mil pessoas devem passar pelos quase 140 mil metros quadrados que a feira vai ocupar. Não é a maior da história (mas de 150 mil pessoas passaram pela CES de 2006), mas o crescimento em relação a 2010 mostra uma melhora do mercado de tecnologia e da economia mundial, que ainda sofre com a crise financeira.

Alguns temas do ano passado devem se repetir. O destaque da última feira foram as televisões, tocadores Blu-ray e filmadoras com tecnologia de três dimensões que poderiam ser compradas pelo público normal, não apenas protótipos. Esses aparelhos devem voltar para uma segunda tentativa de popularização da tecnologia, que ainda é cara. (Leia a reportagem de ÉPOCA:
O mundo 3-D chegou a sua casa.)
Mas é um outro conceito apresentado em 2010, muito discutido ao longo do ano, que deve dominar a feira de 2011: os tablets. Na última CES, o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer, falou desses computadores e mostrou um aparelho que estava sendo criado pela HP. Isso foi algumas semanas antes da apresentação do iPad, que foi anunciado pela Apple no fim de janeiro e criou uma corrida entre as empresas de tecnologia pelo mercado dos tablets.
Dezenas de novos tablets devem aparecer na CES de 2011, a maior parte deles com Android, o sistema operacional do Google. Há expectativas de que a Motorola vai mostrar um tablet rodando uma versão nova do Android e um tablet com Windows também é esperado. 
Fonte: Revista Época 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Família no Texas leva susto ao encontrar crocodilo na piscina

Homenagem a Henrique Valladares